ABA ao Contexto Escolar: alternativas a ineficiência e capacitismo na educação especial

As leis federais brasileiras que oferecem as diretrizes para a educação especial no Brasil estabelecem a igualdade de condições e a permanência na escola como um princípio básico e um direito de todos os estudantes. No entanto, um olhar mais detalhado sobre a legislação brasileira revela um grave entrave ao acesso à educação efetiva na escola regular. Senão vejamos, a política nacional de educação especial estabelece a função do Atendimento Educacional Especializado (AEE) como um processo complementar, suplementar e não substitutivo à educação formal. Ora, a recomendação de que o AEE ocorra em salas de recursos multifuncionais no contraturno das aulas regulares é, de fato, uma grande barreira ao alcance do principal objetivo da educação inclusiva, que pressupõe a implementação de estratégias e processos com ênfase na autonomia e na independência do estudante em todas as oportunidades em que este participa das atividades escolares. Esta apresentação enfatiza a ciência Análise do Comportamento Aplicada como uma alternativa para suplantar o viés capacitista da educação especial, reconhecendo a diversidade da população de estudantes e seus direitos à equidade no acesso à educação e à inclusão na comunidade escolar. Por meio da Consultoria Comportamental Escolar realizam-se a avaliação funcional do comportamento, o desenvolvimento de Planos de Intervenção Comportamental, desenvolvimento de Plano de Ensino Individualizado (PEI), a assistência com a inclusão, a estratégias de suporte comportamental para o ensino de comportamentos de engajamento em tarefas, habilidades de discriminação, comunicação e linguagem, habilidades sociais e outro pré-requisitos para a educação escolar efetiva.

INSCREVA-SE

Informações gerais

  • 1h de conteúdo
  • Valido como 1CEU
  • 100% do valor arrecadado doado para AUMA – Associação dos Amigos da Criança Autista

 

Com quem você vai aprender

Daniela Landim

Diretora Clínica, Steps
Psicóloga, QBA, BCBA
M.A. Columbia University, NY

Mylena Lima

Diretora Clínica Casulo, 
Psicóloga UFPA, PhD UFES,
BCBA-D, QBA

INSCREVA-SE